Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.| Foto: Antonio Lacerda/EFE

A Petrobras realizou na tarde desta sexta-feira (19) a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de acionistas para eleger oito membros do Conselho de Administração. Além do atual presidente da estatal, Caio Paes de Andrade, estão confirmados na lista o secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República, Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano de Alencar.

Os nomes de Castro e Alencar, indicados pelo acionista majoritário, ou seja, a União, foram excluídos da lista em julho passado, porque o Comitê de Elegibilidade (Celeg) da companhia apontou a existência de conflito de interesse para que ocupassem assento no colegiado, ao mesmo tempo em que exerceriam cargo no governo federal.

Entretanto, nos dias 11 e 15 deste mês, a Petrobras recebeu ofícios dos ministérios da Economia e de Minas e Energia, respectivamente, que ratificaram a indicação, pelo acionista controlador, de Alencar e Castro para o Conselho de Administração da empresa. Com isso, os dois foram aprovados para compor o conselho.

Os oito eleitos foram: Caio Mário Paes de Andrade, Edison Antonio Costa Britto Garcia, Gileno Gurjão Barreto, Iêda Aparecida de Moura Cagni, Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro, José João Abdalla Filho, Marcelo Gasparino da Silva, e Ricardo Soriano de Alencar. Barreto foi eleito como presidente do conselho. Com informações da Agência Brasil.