Petrobras vende Carmópolis
A Petrobras divulgou o relatório anual de produção e vendas.| Foto: Antonio Lacerda/EFE

A Petrobras registrou queda na produção diária comercial de petróleo e líquidos de gás natural (LGN) no Brasil em 2021. Foram 2,21 milhões de barris de óleo equivalentes por dia (boe/dia) a menos, queda de 2,4% em relação ao ano anterior. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (9) no relatório anual de produção e vendas da estatal.

Mesmo com o registro de queda na produção diária, a Petrobras anunciou ter batido todas as metas de produção estabelecidas para o ano de 2021. A produção própria do pré-sal bateu recorde, com média anual de 1,95 milhão de barris de óleo equivalente, representando 70% da produção total da empresa.

"Nossa produção no pré-sal vem crescendo rapidamente e o recorde registrado representa mais do que o dobro do volume que produzíamos nesta camada há cinco anos", disse o diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen.

Segundo o relatório, o volume de vendas de derivados cresceu 8,5% em 2021 em relação ao ano anterior, com destaque para o aumento da comercialização de gasolina, diesel e querosene de aviação (QAV), além da menor importação de gasolina e diesel por terceiros entre os períodos, resultando em aumento da participação da companhia no mercado.

Foi batido também o recorde anual de aproveitamento de gás, com a marca de 97,2% do gás produzido. Segundo a Petrobras, esse recorde contribui de forma significativa para a redução das emissões e maior eficiência em carbono. Com informações do Valor Econômico e da Agência Brasil.