Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Poço de Petróleo

Petrobras vai recorrer da decisão do Ibama que vetou exploração na Foz do Amazonas

A Petrobras aguardava apenas essa autorização para iniciar perfuração de teste na bacia da Foz do Amazonas (Foto: Divulgação/Petrobras)

Ouça este conteúdo

A Petrobras informou na tarde desta quinta-feira (18) que pretende recorrer da decisão do Ibama que negou o pedido da estatal de perfurar poço de petróleo no litoral do Amapá. A empresa aguardava apenas essa autorização para iniciar a perfuração de teste na bacia da Foz do Amazonas, a cerca de 175 quilômetros da costa amapaense.

"A Petrobras entende que atendeu rigorosamente todos os requisitos do processo de licenciamento e todos os recursos mobilizados no Amapá e no Pará para a realização da Avaliação Pré-Operacional (simulado para testar os planos de resposta à emergência) foram feitos estritamente em atendimento a decisões e aprovações do Ibama", informou a estatal.

O documento técnico do Ibama apontou que o plano da Petrobras para a área não apresenta garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo. Outro ponto destacado seriam lacunas quanto à previsão de impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque.

"A companhia segue comprometida com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira, reconhecendo a importância de novas fronteiras para assegurar a segurança energética do país e os recursos necessários para a transição energética justa e sustentável. Para suprir a demanda futura do Brasil por petróleo, o país terá de procurar novas fontes, além do pré-sal", alegou a estatal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.