Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova funcionalidade

PIX Cobrança fará emissão de QR Code com juros, multas e descontos

PIX como evitar fraudes
Até ontem o cadastro de chaves para o PIX havia atingido 55,8 milhões de usuários (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (29), por meio de nota, a aprovação de novas funcionalidades ligadas ao PIX - o serviço brasileiro de pagamentos instantâneos. Entre elas, está o PIX Cobrança, que permitirá que lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e outros empreendedores possam emitir um QR Code para operações de pagamento imediato ou em data futura com informações sobre juros, multas e descontos.

Conforme o BC, será possível emitir um QR Code em pontos de venda ou comércios eletrônicos, por exemplo, ou cobranças com vencimento em data futura. "Neste caso, é possível configurar outras informações além do valor, como juros, multa, descontos. É uma funcionalidade parecida com o que ocorre hoje com o boleto", explicou o BC na nota. O PIX Cobrança para pagamentos imediatos poderá ser feito já a partir do lançamento do novo sistema, marcado para 16 de novembro. Já o PIX Cobrança para pagamentos com vencimento (data futura) "será ofertado em breve", informou o BC.

Até ontem o cadastro de chaves havia atingido 55,8 milhões de usuários. Além disso, 762 instituições já foram aprovadas pelo BC e poderão oferecer o PIX a partir de 16 de novembro. O PIX permitirá transferências e pagamentos, de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.