Pix já é usado por 71% dos brasileiros, diz Febraban; aprovação entre os jovens é de 99%
Taxa de aprovação do sistema de pagamento é de 85%, revela a quarta edição do Radar Febraban| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix, sistema de pagamentos e transferências instantâneos lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, já é utilizado por 71% dos brasileiros, conforme apontou pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgada nesta terça-feira (28). De acordo com o estudo, a taxa de aprovação ao meio de pagamento é de 85% – aumento de nove pontos em relação ao levantamento feito no final do ano passado.

O maior índice de percepção positiva do Pix está entre a faixa etária de 18 a 24 anos, com 99% de aprovação. A taxa da faixa etária seguinte (25 a 44 anos) segue elevada, com 96%. Entre os brasileiros que possuem mais de 60 anos há uma queda, passando a 65% de aprovação. Os menores índices positivos quanto ao sistema de pagamento estão entre pessoas de baixa renda e com menor escolaridade; mesmo nesses grupos, entretanto, a aprovação permanece sempre superior a 50%.

A quarta edição do Radar Febraban, divulgado trimestralmente pela entidade, ouviu 3 mil pessoas acima de 18 anos em todas as regiões do Brasil. As entrevistas foram feitas entre os dias 19 e 27 de novembro.