O Banco Central informou nesta quarta-feira (21) que o Pix bateu um novo recorde de transações em um único dia. De acordo com a instituição, o Pix ultrapassou pela primeira vez a marca das 104 milhões de transações na terça-feira (20), último dia para que as empresas depositassem a segunda parcela do 13° salário. O recorde financeiro equivale a R$ 60,3 bilhões.
“No total, foram feitas 104,1 milhões de operações pelos usuários finais. Os sistemas do Banco Central funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia, atendendo plenamente à alta demanda”, diz a nota do BC. O recorde anterior era de 99,4 milhões de transações feitas num único dia, marca alcançada no dia 30 de novembro de 2022. No início do mês o Banco Central alterou as regras sobre limites para transações do Pix.
Desde seu lançamento no dia 16 de novembro de 2020, 130 milhões de pessoas e 11 milhões de empresas já usaram sistema de pagamento. Até outubro deste ano, o serviço tinha sido responsável por mais de 28 bilhões de transações e pela movimentação de aproximadamente R$ 14 trilhões. Atualmente existem mais de 523 milhões chaves Pix ativas.