Segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, a não realização do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício.
Segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, a não realização do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Termina no dia 30 de setembro o prazo para que servidores civis do Executivo Federal aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis realizem a prova de vida para continuarem recebendo seus pagamentos. A comprovação foi suspensa entre março de 2020 e junho de 2021 como forma de prevenção contra a pandemia. A verificação deve ser realizada na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento.

Já para quem tem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizar a confirmação por meio de aplicativo.

Segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, a não realização do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício. Antes disso, há o bloqueio e posteriormente a suspensão do pagamento.