A peste suína africana reduziu em 41% o rebanho de suínos da China| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Mesmo em nível recorde, o preço da carne suína na China deve subir ainda mais rapidamente nas próximas semanas. Dados oficiais mostram que a carne mais popular do país já pressionou a inflação ao consumidor para a máxima em seis anos.

Segundo informações do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, o valor da carne de porco subiu 84% na comparação anual, para 43,4 iuanes por quilo, na semana encerrada em 2 de outubro. Os suínos vivos saltaram de uma média nacional de 27 iuanes por kg em setembro para 31 iuanes por kg na primeira semana de outubro. Nesta segunda-feira (14), atingiram 35 iuanes por kg, segundo informações da Reuters.

Na populosa província de Guangdong, no sul da China, os preços atingiram 40 iuanes por kg na semana passada, com margens para os agricultores locais agora em 3.000 iuanes por porco. Nas semanas antes de um feriado nacional em outubro, a disparada nos preços chegou a perder ritmo, pois Pequim liberou 30 mil toneladas do produto congelado de suas reservas. Mas a expectativa é de que a alta nos preços deva se acelerar de novo, com os preços dos porcos vivos disparando após a pausa do Dia Nacional.

Publicidade