Lula dá posse à primeira mulher a comandar Banco do Brasil| Foto: Reprodução/ Vídeo
Ouça este conteúdo

A servidora Tarciana Medeiros tomou posse nesta segunda-feira (16) como presidente do Banco do Brasil. A cerimônia ocorreu no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ela é a primeira mulher a assumir o comando da instituição financeira em 214 anos.

Em seu discurso de posse, Tarciana disse pretende entregar um banco rentável e sólido, que concilie atuação comercial com pública. "Resultados sustentáveis pros acionistas e relevantes pra vida das pessoas, contribuindo com o desenvolvimento do país", prometeu.

A nova presidente também informou que tudo será feito a partir de uma gestão adequada de capital, capaz de sustentar o crescimento da oferta de crédito "de forma criteriosa". "E sabemos fazer isso. Somos reconhecidos pelos nossos modelos de gestão de risco. A nossa carteira de crédito é extremamente resiliente e saudável. Historicamente, com um dos menores índices de inadimplência do mercado", disse Tarciana.

Publicidade

Ao discursar na cerimônia, Lula pediu a valorização do crédito ao pequeno e médio produtor rural e defendeu em tom de brincadeira "um pouquinho de aumento" aos funcionários para evitar greve. "De vez em quando, a gente tem que dar um pouquinho de aumento para os funcionários, porque, senão, eles fazem greve contra você", disse.

Formada em administração de empresas, e pós-graduada em gestão, marketing, liderança e inovação, Tarciana Medeiros é funcionária de carreira do banco há 22 anos. Por dois anos, esteve à frente de projetos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos do BB, uma das áreas prioritárias em que o governo conta com a atuação do banco público de varejo logo nos primeiros momentos da nova gestão.