O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou nesta quarta-feira (6), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, iniciativas da instituição com foco no mercado bancário. A primeira delas foi o sistema de pagamentos instantâneos, que deve ser lançado no Brasil até o fim do ano que vem.
"O Fed Federal Reserve acabou de anunciar que terá um sistema de pagamento instantâneo em 2023 ou 2024. Nós teremos em 2020", pontuou Campos Neto. O presidente do BC disse, ainda, que o sistema de pagamentos instantâneos permitirá operações sete dias por semana, 24 horas por dia. Assim, haverá menos demanda por dinheiro vivo nas transações.
O líder do BC também citou o open banking, que trata da disponibilização dos dados dos clientes entre as diferentes instituições. Segundo ele, isso deve gerar competição no mercado. "Hoje os donos dos dados são os bancos. O open banking vai obrigar o banco a abrir os dados quando ele quiser. É um movimento grande que estamos fazendo para gerar competição", afirmou Campos Neto.