O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), votou para derrubar todos os vetos do presidente Jair Bolsonaro que proibiram a franquia gratuita de bagagem em voos domésticos. Os itens foram vetados pelo Planalto com a justificativa de que a franquia mínima afasta o interesse de empresas estrangeiras em investirem no setor. A sessão do Congresso foi encerrada sem a votação em separado do veto, mas será retomada nesta quarta-feira, 25.
O retorno da gratuidade das bagagens foi colocado pelos congressistas na votação da Medida Provisória que abriu o setor aéreo para o capital estrangeiro. Segundo o texto aprovado pelo Congresso, a franquia mínima deveria ser de 23 kg nas aeronaves acima de 31 assentos, 18 kg para as aeronaves de 21 até 30 assentos e 10 kg para as aeronaves de até 20 assentos.
Mais cedo, Alcolumbre havia defendido manter o veto de Bolsonaro que proibiu a bagagem gratuita. "Eu acho que tem que manter o veto", declarou. No entanto, o voto de Alcolumbre foi fotografado pelo Estadão enquanto o presidente do Senado registrava seu posicionamento na cédula durante a sessão do Congresso.