Segundo o IBGE, em abril houve alta em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 16 dos 26 ramos pesquisados.| Foto: Pixabay
Ouça este conteúdo

A produção industrial no Brasil cresceu 0,1% no mês de abril em comparação a março deste ano, terceira consecutiva, acumulando uma alta de 1,4% nesse período, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação a abril de 2021, houve queda de 0,5%. No acumulado do ano, frente ao mesmo indicador de 2021, a indústria recuou 3,4%. O acumulado nos últimos doze meses recuou 0,3% em abril e marcou o primeiro resultado negativo desde março de 2021 (-3,1%).

Segundo o IBGE, em abril houve altas em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 16 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, os impactos positivos mais relevantes vieram de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,6%), bebidas (5,2%) e outros produtos químicos (2,8%). Outras contribuições positivas vieram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,8%), de produtos de borracha e de material plástico (2,6%), de produtos de metal (2,5%) e de celulose, papel e produtos de papel (1,6%).

Por outro lado, entre as dez atividades com redução, produtos alimentícios (-4,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,2%), máquinas e equipamentos (-3,4%), produtos do fumo (-12,0%), de outros equipamentos de transporte (-8,4%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-3,6%) e de metalurgia (-1,2%) exerceram os principais impactos negativos.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]