A produção de veículos cresceu 27,4% no mês de maio de acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgados nesta terça (6). Foram 227,9 mil unidades, sendo 175,1 mil carros e 42,5 mil comerciais leves.
O resultado é, ainda, 10,7% superior ao mesmo mês de 2022 e ocorre um dia depois do governo anunciar um programa de subsídio a montadoras que vai permitir a concessionárias conceder descontos sobre automóveis zero quilômetro no ato da venda.
“Só com a discussão que nós tivemos, três montadoras decidiram suspender os seus lay offs e as suas paralisações para atender a demanda. Isso é bastante positivo com relação a empregos e à cadeia de componentes e suprimentos”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, sobre o novo programa do governo.
Por outro lado, o licenciamento de novos veículos cresceu menos em maio na comparação com abril, de apenas 9,8%, e caiu 5,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os carros de passeio, um dos alvos do novo programa do governo, caíram 8,6% na comparação anual.