Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combustíveis

Refinaria privatizada por Bolsonaro pode ser recomprada por Lula, defende ministro

Refinaria Mataripe
Alexandre Silveira defende que refinaria de Mataripe, na Bahia, seja recomprada pelo governo. (Foto: Acelen/divulgação)

Ouça este conteúdo

O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, defendeu nesta quinta (18) a recompra de ativos da Petrobras pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre eles a refinaria de Mataripe, na Bahia, privatizada na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021 por R$ 10,1 bilhões.

“A maior refinaria da Bahia foi vendida ao capital privado. Eu, particularmente, se depender do ministro das Minas e Energia, da sua vontade como cidadão brasileiro, mas apaixonado pela Bahia, essa refinaria deveria voltar a ser da Petrobras”, disse em registro da Folha de São Paulo.

A declaração ocorreu durante um evento em Salvador, onde Silveira citou, ainda, o investimento de R$ 12 bilhões pelo fundo Mubadala Capital, de Abu Dhabi, para a construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação. Foi este mesmo fundo que adquiriu a refinaria de Mataripe.

Silveira criticou o projeto de desinvestimento da Petrobras elaborado ainda no governo passado e disse que pretende “modernizar as atuais refinarias e, se possível, readquirir alguns ativos que são fundamentais e estratégicos na questão dos combustíveis”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.