O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, defendeu nesta quinta (18) a recompra de ativos da Petrobras pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre eles a refinaria de Mataripe, na Bahia, privatizada na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021 por R$ 10,1 bilhões.
“A maior refinaria da Bahia foi vendida ao capital privado. Eu, particularmente, se depender do ministro das Minas e Energia, da sua vontade como cidadão brasileiro, mas apaixonado pela Bahia, essa refinaria deveria voltar a ser da Petrobras”, disse em registro da Folha de São Paulo.
A declaração ocorreu durante um evento em Salvador, onde Silveira citou, ainda, o investimento de R$ 12 bilhões pelo fundo Mubadala Capital, de Abu Dhabi, para a construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação. Foi este mesmo fundo que adquiriu a refinaria de Mataripe.
Silveira criticou o projeto de desinvestimento da Petrobras elaborado ainda no governo passado e disse que pretende “modernizar as atuais refinarias e, se possível, readquirir alguns ativos que são fundamentais e estratégicos na questão dos combustíveis”.