O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou em entrevista ao jornal "O Globo" que, se o governo não quer uma reforma ampla, sinaliza que não é favorável à proposta. "Se o governo não quer uma reforma ampla, ele não quer reforma tributária. Eu não acredito nisso, eu acho que ele quer", disse ao afirmar que a interlocução ocorreu com a equipe econômica.
Na terça (4), Ribeiro apresentou o relatório e, no mesmo dia, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a extinção da comissão da reforma. Por outro lado, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), negou na quinta (6) que a comissão mista da reforma tributária tenha sido extinta.
"Diferentemente do que foi veiculado, não houve nenhum ato de extinção da comissão mista. Na verdade ela está na iminência da conclusão do seu trabalho (…). Houve uma certa confusão porque houve a extinção, em razão do decurso das sessões, da comissão de reforma tributária da Câmara dos Deputados (relacionada à PEC 45)", esclareceu Pacheco, lembrando que a comissão mista é propositiva e não tem prazo regimental para cumprir. Na semana que vem, Ribeiro deve apresentar o seu parecer final.