Representantes do G20 vão se reunir na cidade indiana de Siranagar, na Índia, entre os dias 22 e 24 de maio.| Foto: Farooq Khan/EFE
Ouça este conteúdo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), disse na manhã desta terça (9) que a capital fluminense vai sediar a reunião de cúpula do G20, o grupo das vinte maiores economias do mundo, em 2024. O encontro vai ocorrer no mês de novembro já sob a presidência rotativa do Brasil no bloco.

Segundo Cláudio Castro, a reunião terá a participação das vinte nações que integram o G20 e mais dez convidadas. “Tudo isso está sendo possível, graças aos esforços e empenho que estamos tendo em promover o Rio de Janeiro para o mundo. Esse encontro é um marco para a nossa história”, disse em uma postagem no Twitter.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), também comemorou a confirmação da cúpula, exaltando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Eu avisei que o homem gostava e faria de tudo para ajudar o Rio! Tá aí! Valeu Lula”, postou na mesma rede.

Publicidade

O G20 foi criado em 1999 e é formato pelos ministros da economia e presidentes de bancos centrais de 19 países e da União Europeia, que representam cerca de 80% do comércio mundial. Além do Brasil, fazem parte também os países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Estados Unidos, México, entre outros.

O bloco é presidido, atualmente, pela Índia. O Brasil passa a presidir o bloco a partir de dezembro.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]