Indicados pelo governo ao Banco Central, como Gabriel Galípolo, devem ser sabatinados antes da próxima reunião do Copom, em 20 de junho.| Foto: Washington Costa/Ministério da Fazenda
Ouça este conteúdo

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse nesta terça (9) que a sabatina dos dois indicados pelo ministro Fernando Haddad ao Banco Central não será apenas “protocolar”, sinalizando uma análise mais cuidadosa sobre a competência deles em duas diretorias da autoridade monetária.

Gabriel Galípolo e Ailton Aquino foram indicados na segunda (8) aos cargos de diretores de política monetária e de fiscalização, respectivamente, e passam a integrar também o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por analisar a conjuntura econômica para definir a taxa básica de juros.

Cardoso disse que recebeu com otimismo os nomes indicados, mas que a comissão ainda não foi notificada oficialmente.

Publicidade

“Ambos representam excelência técnica necessária para o exercício desses cargos, no entanto, gostaria de ressaltar que esta Comissão não é meramente protocolar. Os nomes indicados terão a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos, na medida em que serão sabatinados e avaliados pelas Senadoras e pelos Senadores desta Comissão quanto à competência prevista no Regimento Interno do Senado Federal de acompanhar as diretrizes da política monetária, de forma a permitir o pleno desenvolvimento sustentável da economia de nosso país”, disse durante a sessão.

A expectativa é de que Galípolo e Aquino sejam sabatinados pelos senadores antes da próxima reunião do Copom, em 20 de junho.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]