Ouça este conteúdo
A partir da próxima quarta-feira (20), trabalhadores nascidos em janeiro poderão fazer o saque extraordinário de até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os saques irão até 15 de junho para aqueles que nasceram em dezembro.
Trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício no site da Caixa, no aplicativo FGTS e nas agências do banco. Além disso, não será preciso solicitar o dinheiro, pois ele será disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem.
O saque se tornou possível após o governo federal ter publicado uma Medida Provisória deliberando sobre o tema. No geral, a retirada do recurso das contas do fundo só pode acontecer em situações específicas, como na demissão sem justa causa, na compra da casa própria ou na aposentadoria.
O saque é facultativo ao trabalhador e, se ele não tiver interesse, pode indicar que não deseja fazê-lo para que sua conta do FGTS não seja debitada. De acordo com o banco, cerca de R$ 30 bilhões serão liberados para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.