comércio exterior
Pesquisa também mostra os resultados estimados para as negociações em andamento apenas com parceiros asiáticos, como Coreia do Sul, Singapura, Indonésia e Vietnã.| Foto: Gelson Bampi/Sistema Fiep

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia prevê que os acordos comerciais do Mercosul com União Europeia, Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), Canadá, Coreia do Sul, Singapura, Indonésia e Vietnã terão um impacto positivo de 1,4% no PIB brasileiro. As estimativas foram publicadas nesta quarta-feira (26). A previsão aponta para ganhos acumulados de 1,7 trilhão no PIB brasileiros entre 2021 a 2040, ano em que os acordos estarão totalmente implementados. Os estudos fazem parte da nova série de publicações “Acordos Comerciais” da Secex.

A pesquisa também mostra os resultados estimados para as negociações em andamento apenas com parceiros asiáticos, como Coreia do Sul, Singapura, Indonésia e Vietnã. Para o conjunto de quatro países asiáticos, as estimativas são de um aumento no PIB brasileiro de 0,4%, ou R$ 502 bilhões em termos acumulados, além de aumentos nos investimentos, na corrente de comércio, na massa salarial e na queda nos preços. “Na Ásia, estão as economias de maior crescimento econômico e populacional no mundo. Qualquer estratégia de comércio exterior atual envolve, necessariamente, negociações com os parceiros asiáticos”, destaca o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz.