Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Taxa de juros

Mesmo com alta de preços de alimentos, Copom mantém Selic em 2% ao ano

Reunião do Copom que define a Selic: taxa básica de juros permanece em 2% ao ano
Reunião do Copom que define a Selic: taxa básica de juros permanece em 2% ao ano (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Apesar da inflação dar sinais de alta, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (28), por unanimidade, manter a Selic, a taxa básica de juros, em 2% ao ano. É a segunda vez que a Selic não sofre alteração, após nove cortes consecutivos. A taxa está no piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996.

A alta nos preços dos alimentos em setembro fez a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), disparar. No mês passado, a inflação somou 0,64%, o maior patamar para o mês desde 2003. No começo de outubro, o IPCA avançou para 0,94%, a maior taxa para o período em 25 anos.

No entanto, embora a inflação esteja crescendo nos últimos meses a previsão mais recente dos economistas dos bancos é de que o índice fechará o ano em 2,99% e em 3,10% no ano que vem. Com isso, a previsão é de que a inflação ficará abaixo da meta central de 4% em 2020 e em linha com os objetivos fixados para o ano que vem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.