Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Benefício

Senado aprova isenção de imposto para importação de equipamentos fotográficos

Também haverá exigências para conseguir a isenção, como a declaração de falta de equipamento similar no mercado nacional e a comprovação do exercício da profissão. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Senado aprovou na terça-feira (22) o projeto de lei que isenta de imposto os equipamentos fotográficos e materiais importados para uso exclusivo no exercício da profissão de fotógrafo e cinegrafista. A proposta do deputado licenciado Rodrigo Maia foi relatada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e encaminhada para sanção presidencial. A isenção abrange o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as contribuições PIS/Pasep e Cofins. A isenção valerá por cinco anos.

O benefício somente será concedido aos equipamentos e materiais que não contarem com similar nacional. Também haverá exigências para conseguir a isenção, como a declaração de falta de equipamento similar no mercado nacional e a comprovação do exercício da profissão.

Estão previstas ainda exigências específicas para o profissional autônomo ou que trabalha como pessoa jurídica. A aquisição de equipamentos, em conjunto ou isoladamente, obedecerá ao limite máximo de R$ 50 mil, ficando o beneficiário pela isenção obrigado a permanecer de posse do equipamento adquirido pelo prazo mínimo de dois anos.

A nova lei recebeu o nome do fotojornalista Orlando Brito, que morreu no último dia 11 de março, aos 72 anos. Brito era considerado um dos melhores fotógrafos de política do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.