Senado aprova projeto de pedágio proporcional à distância percorrida.| Foto: Felipe Rosa/Arquivo/Tribuna do Paraná
Ouça este conteúdo

O Senado aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei que pretende implementar o pagamento de pedágio em rodovias proporcional à distância percorrida pelo motorista. O projeto deve ser analisado pela Câmara dos Deputados. As informações são do portal G1. O sistema já é utilizado em outros países, o Brasil cobra um valor fixo de pedágio de acordo com a categoria de cada veículo.

Se aprovado na Câmara, o projeto irá para sanção presidencial. O texto diz que o sistema será regulamentado pelo Poder Executivo dentro de 180 dias após a publicação da lei. O PL prevê a instalação nas estradas de equipamentos capazes de identificar os veículos.

Caso um determinado trecho da rodovia não tenha o sistema, os usuários receberão um  desconto no valor de impostos municipais. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) já deu parecer favorável ao modelo. A CNT afirma que a identificação dos carros para controle do trecho percorrido poderá ser feita por meio da Identificação por Radiofrequência (RFID) ou por câmera de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR).

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]