Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal.
Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que retoma a prorrogação do auxílio emergencial pago durante o período de pandemia da Covid-19 deve ficar para a próxima terça (2). A previsão inicial era de que a apreciação fosse realizada na quinta-feira (25). No entanto, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que a extensão do prazo já está acertada.

No Senado, grupos fizeram pressão para adiar a votação. Durante a sessão o líder do MDB, Eduardo Braga (AM), chegou a pedir mais tempo para a apresentação de emendas parlamentares. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MDB-MG), descartou a votação na quinta.

"Vamos ter muita democracia para escolher um bom momento para apreciar a PEC. Não sei da probabilidade, está na pauta de quinta-feira e se manterá assim. Agora, será votado na quinta? Ou será uma etapa na quinta de um debate mais profundo? Pode ser que isso aconteça", afirmou.

Outra opção defendida pelos parlamentares é a votação em separado do trecho da proposta que autoriza a prorrogação do auxílio, enquanto o restante da PEC tramitaria em um outro texto.