O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, fechou, nesta terça, pelo segundo dia seguido, na máxima histórica. O pregão encerrou em alta de 1,28%, a 107.381 pontos. O dólar teve a maior queda em sete semanas e encerrou o dia cotado a R$ 4,076.
Segundo a Guide Investimentos, o sentimento otimista dos investidores reflete diretamente a votação da reforma da Previdência, concluída nesta terça, e, porque agora o governo poderá virar a página e seguir em frente com uma agenda de reformas necessárias para alavancar o crescimento de uma economia "anêmica".
Os grandes bancos e a Petrobras puxaram os ganhos, mas o principal destaque foi a aérea Gol. "A tendência consideravelmente depreciativa da moeda americana, que exerce pressão negativa sobre os custos, acabou valorizando o papel da empresa", aponta a Guide.
O mercado também foi beneficiado por menos turbulências no cenário internacional. A possibilidade de um acordo para normalizar as relações comerciais entre Estados Unidos e China e a aprovação da Lei do Acordo de Retirada, um passo importante para o Brexit, contribuíram para evitar uma valorização do dólar.