Expansão do segmento de transportes, em especial de cargas, puxou o desempenho positivo do setor de serviços no mês.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O setor de serviços, o que mais emprega no país, cresceu 0,9% em março na comparação com fevereiro, de acordo com dados do IBGE divulgados na manhã desta terça (16). As atividades de transportes foram as responsáveis pelo resultado positivo, com uma alta de 3,6%, seguidas pelos serviços administrativos e complementares (2,6%) e de informação e comunicação (0,2%).

“O mês de março foi marcado pela expansão do setor de transportes. A alta foi puxada principalmente pelo transporte de cargas, que avançou 4,7% no período enquanto o transporte de passageiros recuou 3,3% na comparação com o mês anterior”, explica Luiz Almeida, analista da pesquisa (veja na íntegra).

Por outro lado, os serviços prestados às famílias caíram 1,7% e outras modalidades de -0,6%.

Publicidade

No acumulado do primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2022, o setor de serviços avançou 5,8% em todos os 26 estados e no Distrito Federal, com destaque para São Paulo (3,3%), Rio de Janeiro (8,0%), Minas Gerais (8,9%), Paraná (11,1%) e Rio Grande do Sul (8,1%).

No acumulado de 12 meses, os serviços registraram alta de 7,4%.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]