A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), anunciou nesta quarta-feira (11) os novos secretários que irão compor a sua equipe ministerial. Na última semana, a ministra havia informado que iria montar uma equipe com equidade de gênero. Entre os nomes anunciados, estão 3 homens e 2 mulheres.

O economista Gustavo Guimarães, que foi secretário do ex-ministro Paulo Guedes, será o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, recriado no governo do presidente Lula. Tebet se referiu a ele como o seu “braço direito”. Guimarães é especialista em estatística e doutor em economia, ele abandonou o cargo secretário adjunto da Fazenda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em janeiro do ano passado.

Para a Secretaria de Orçamento Federal, órgão responsável por elaborar as peças orçamentárias do governo, Tebet indicou Paulo Bijos. Ele é consultor de Orçamento da Câmara e já trabalhou como analista da secretaria que comandará. É doutorando em ciência política pela Universidade de Brasília.

Publicidade

As duas mulheres que irão compor a equipe, Leany Lemos e Renata Amaral, foram indicadas para a Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Assuntos Econômicos. O economista e pesquisador do CNPq, Sérgio Firpo, irá comandar a nova Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas.

Confira os nomes que foram anunciados pela ministra:

  • Gustavo Guimarães - Secretaria Executiva;
  • Leany Lemos - Secretaria do Planejamento;
  • Paulo Roberto Bijos - Secretaria do Orçamento Federal;
  • Renata Amaral - Secretaria de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento; Financiamento Externo e Integração Regional;
  • Sérgio Firpo - Secretaria de Avaliação de Planejamento de Políticas Públicas;