Ouça este conteúdo
Uma empresa especializada em segurança digital divulgou nesta quinta-feira (22) que identificou um site público onde é possível consultar aproximadamente 426 milhões de dados pessoais e cerca de 109 milhões de informações de CNPJs e placas de veículos sem nenhum tipo de restrição, incluindo nome, CPF, endereço, gênero, data de nascimento, e-mail e até a renda de pessoas físicas. O vazamento supostamente estaria relacionado aos dados em poder de empresas de telecomunicação.
Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança do PSafe, empresa que identificou o problema no dia 19 de setembro, alerta para os riscos de novos golpes. “Nas mãos dos cibercriminosos, esses dados são um prato cheio para a aplicação de golpes de engenharia social, que é quando os golpistas utilizam essas informações para enganar as vítimas a tomar uma ação que irá prejudicá-la. Sabendo que esses dados estão disponíveis gratuitamente na Internet aberta, precisamos alertar a população para desconfiar ainda mais de telefonemas e mensagens que utilizem essas informações para conquistar a sua confiança”, afirmou o executivo.
Simoni alerta também sobre os perigos que este nível detalhado de informações pode gerar nas mãos de criminosos e pede para que a população fique atenta para movimentações financeiras atípicas. “Todos precisamos ficar atentos às nossas contas bancárias. É possível que surjam empréstimos, contratação de serviços, compras e até acessos não-autorizados em nosso nome. Estamos todos à mercê dos cibercriminosos. De posse indevida desses dados, é possível até mesmo que bandidos abram empresas e contas falsas em redes sociais para a aplicação de golpes”, alertou.