A companhia de exploração espacial SpaceX está trabalhando na produção de um veículo espacial com capacidade para transportar 150 toneladas e 100 pessoas ao mesmo tempo para Marte. A previsão é lançar a primeira missão já em 2020. A revelação foi feita pelo historiador espacial Robert Zimmermann, com base em imagens coletadas pela Nasa. A SpaceX não confirmou a informação, mas, segundo Zimmermann, nove locais foram mapeados até o momento como possíveis pontos de desembarque da Starship, o veículo que está sendo desenvolvido pela empresa.
A Starship deve ser totalmente reutilizável. A companhia estuda um sistema capaz de transformar água e dióxido de carbono em metano. Esse combustível, juntamente com o oxigênio extraído da água, poderia ser usado para reabastecer as naves, fornecer ar respirável e água potável.
As missões a Marte são o início de um projeto ainda mais ambicioso do dono da SpaceX, Elon Musk. Ele pretende construir uma cidade sustentável no planeta em meados de 2050. Nas palavras do próprio Musk, “trata-se de uma tentativa de fazer um backup da humanidade”.