A startup de logística norte-americana Elroy Air, desenvolvedora de sistemas autônomos de carga aérea de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL, na sigla em inglês), anunciou a conclusão bem-sucedida do seu primeiro teste de voo em escala real. Pilotado remotamente, o protótipo de 1215 libras (o equivalente a meia tonelada), atingiu a altura de 3 metros e permaneceu estável no ar por 64 segundos "antes de descer e aterrissar com segurança", conforme a empresa.
O teste foi realizado no dia 14 de agosto, na Califórnia, e recém divulgado pela companhia como "um passo importante em direção ao futuro da logística", de acordo com o CEO da Elroy Air, David Merrill. A expectativa é por viabilizar envios independentes de aeroportos e adaptáveis a diversos cenários de tráfego e terreno. A primeira versão do sistema, batizado de Chaparral, terá capacidade de carga de até 225 quilos, alcance de quase 500 quilômetros e prevê possibilidades de utilização comercial, de ajuda humanitária e militar.
Como próximos passos para ganhar os ares, a Elroy Air deve ampliar testes, incluindo avaliações de autonomia, transições e voo para frente. A companhia é mais uma integrante da atual onda de desenvolvimento voltado à mobilidade aérea VTOL, com utilizações almejadas, inclusive, para o transporte de passageiros.