Os utilitários-esportivos, conhecidos como SUVs, representam a maioria dos lançamentos de veículos previstos no Brasil em 2021. Dos 22 contabilizados para este ano por fabricantes e importadores, pelos menos 15 lançamentos serão da categoria. No ano passado, o segmento representou 32,6% das vendas de automóveis no país, com um total de 528,2 mil unidades. Em 2010, essa fatia era de 7,5%, segundo dados da Fenabrave.
A Volkswagen deve lançar quatro no Brasil. Estão na conta o T-Cross e o Nivus, ambos fabricados no país, o Tiguan feito no México e o Taos que acaba de entrar em linha de produção na Argentina e chegará às lojas brasileiras no fim do segundo trimestre. O Taos vai disputar mercado principalmente com o Corolla Cross, que será apresentado ao mercado hoje pela Toyota e as vendas começam nos próximos dias. Também com o Jeep Compass, que será reestilizado nessa primeira metade do ano.
Outros utilitários totalmente novos que chegam ao mercado este ano, em diferentes categorias, são um Jeep de sete lugares e o primeiro SUV da Fiat (ambos sem nomes revelados); o Ford Bronco Sport, que virá do México e deve ser o primeiro lançamento da marca após o anúncio do fim da produção local; o Caoa-Chery Exeed, marca de luxo da chinesa que chegará primeiro como importado e depois será produzido localmente; e o Kia Niro (híbrido).
Os modelos que devem passar por reestilização são Caoa-Chery Tiggo 2 e Tiggo 5, Hyundai Creta, Renault Captur e Duster. O primeiro lançamento do ano foi o Nissan Kicks, em fevereiro, e nesta semana a Land Rover iniciou as vendas do Discovery Sport em versão diesel.