Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Critério de desempate

TCU dá 48 horas para Infraestrutura esclarecer portaria da MP das ferrovias

Ministério da Infraestrutura deve explicar critérios de desempate da portaria sobre ferroviais. (Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura)

Ouça este conteúdo

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, deu prazo de 48 horas para o Ministério da Infraestrutura esclarecer os critérios de desempate da portaria da Medida Provisória (MP) das ferrovias. O texto prevê que quando duas ou mais empresas apresentarem propostas para uma mesma ferrovia, a que tiver solicitado o trecho primeiro, vence. A informação foi divulgada pelo Poder360.

A MP libera o modelo de autorização para iniciativa privativa, ou seja, o setor não precisa enfrentar um leilão para conseguir a concessão. O procurador do TCU, Marcelo Julio de Oliveira, solicitou a suspensão total da portaria. O ministro atendeu parte do pedido e disse que o critério definido na portaria pode autorizar que “um projeto tecnicamente inferior tenha preferência”.

Dantas ressaltou que a não haveria o rigor técnico na construção do modal. Com a decisão do TCU, o Senado adiou mais uma vez nesta quinta-feira (28) a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL)  826/2021. O texto do PDL corrige o dispositivo que orienta o processo de desempate. O senador José Aníbal (PSDB-SP), relator do PDL, pediu para que o Senado aguarde uma manifestação do TCU sobre o tema. Com informações da Agência Senado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.