Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Programa de Parcerias de Investimento

TCU libera privatização da Ceasa de Minas Gerais pela União

Ceasaminas
Desestatização da Ceasaminas está inserida no Programa de Parcerias de Investimento do governo federal. (Foto: Verlan Andrade/CeasaMinas)

Ouça este conteúdo

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, nesta quarta-feira (21) que a União dê seguimento ao processo de privatização das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasaminas). Sociedade de economia mista de capital fechado, a Ceasaminas faz a administração de entrepostos de abastecimento em seis municípios mineiros. Em 1996, no contexto da renegociação de dívida do Estado de Minas Gerais, foi transferida para o controle da União.

O TCU fez determinações e recomendações, mas, conforme o relator, ministro Benjamin Zymler, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimento atenderam aos requisitos para a desestatização e "não foram constatadas irregularidades ou impropriedades que desaconselhem o prosseguimento".

A Corte de Contas determinou que o BNDES revise as projeções de receitas de Tarifa de Uso dos contratos de concessão de uso que apresentem carência ou desconto e atualize os fluxos de caixa projetados. Outra determinação ao banco federal é que ajuste as avaliações econômico-financeiras com o quantitativo de funcionários demitidos, o valor das rescisões, bem como os gastos de pessoal nos fluxos de caixa.

Em processo anexado, o TCU analisou mas não deu provimento a uma representação de dois deputados federais que noticiaram possíveis irregularidades no processo de desestatização. Entre elas estaria o vazamento do edital da licitação da CeasaMinas para um grupo de empresários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.