A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.
Ouça este conteúdo

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (8) que o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, vai “pacificar” a pauta econômica no Banco Central. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou a indicação de Galípolo para a Diretoria de Política Monetária do BC. Haddad também indicou Ailton Aquino para a Diretoria de Fiscalização. As indicações ainda devem ser analisadas pelo Senado.

"Ele vai contribuir muito para pacificar essa pauta. Acho que já deu o que tinha que dar em matéria de politização. Ele é uma pessoa preparada, que vai ser a voz do governo federal, a voz também do Brasil dentro do Banco Central tem capacidade, tem experiência, tem diálogo e tem bom relacionamento com o presidente do Banco Central. Tem tudo para dar certo. Foi uma boa escolha do ministro Fernando Haddad", disse Tebet.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também avaliou de forma positiva a indicação de Galípolo, informou a Agência Brasil. "[Galípolo] tem um excelente diálogo com o Congresso Nacional. Então vejo como alguém com predicados próprios para ocupar essa posição", disse o presidente do Senado após evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. "Vejo com bastante otimismo. É um nome que agrada certamente o Senado Federal", disse Pacheco.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]