O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) acolheu um pedido da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (ABRAVA) para derrubar as decisões liminares em favor do governo federal que impediam o bloqueio de rodovias, durante a greve dos caminhoneiros, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Tocantins, Bahia, Amazonas, Piauí, Roraima e Maranhão.
Para a desembargadora, a competência sobre as ações deve ser da Justiça do Trabalho. “Uma vez que o direito a greve não se restringe aos limites do contrato de trabalho, devendo-se reconhecer a denominada “greve política” e, por conseguinte, a competência da Justiça Especializada para o exame das ações dela decorrentes”, diz a decisão do Tribunal, assinada pela desembargadora federal Ângela Catão.
Wallace Landim, o "Chorão", líder dos caminhoneiros, gravou um vídeo na noite de terça-feira (2) comentando a decisão. “Pessoal, acabamos de derrubar onze liminares referentes àquelas que o governo, através do ministro Tarcísio, colocou para a gente não fazer a nossa manifestação. Estamos correndo aqui para derrubar (as liminares) de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outros estados que entraram também com essa arbitrariedade para que a gente não pudesse fazer a nossa paralisação”, afirmou Chorão.
Ele pede ainda para outras categorias aderirem ao movimento. “Pessoal, vamos juntos, a população, motoboys, transportadores escolares, taxistas, motoristas de aplicativos. Essa luta não é só nossa não. Essa luta é de toda a população para a gente reduzir o preço do combustível. Também temos as nossas pautas que são a aposentadoria especial, o DTE, o marco regulatório, enfim, precisamos do apoio de todos. A hora é agora”, disse.