A nova aplicação de tarifas adicionais a cerca de US$ 250 bilhões em produtos chineses acontecerá em 15 de outubro| Foto: Bigstock

Na noite desta quarta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou via Twitter que irá adiar em duas semanas a aplicação de tarifas adicionais a cerca de US$ 250 bilhões em produtos chineses. Trump atendeu a um pedido do vice-primeiro-ministro chinês Liu He, uma vez que o aumento das tarifas estava marcado para 1º de outubro, data do 70º aniversário da fundação da República Popular da China.

O anúncio do presidente dos EUA veio horas depois de a China decidir isentar 16 tipos de produtos dos EUA de tarifas extras por um ano. Trump chegou a dizer que a China fez um “bom gesto”. O Ministério de Comércio da China, por sua vez, expressou satisfação com o adiamento sugerido pelos EUA.

O porta-voz do ministério, Gao Feng, disse que empresas chinesas começaram a fazer levantamentos de preços de bens agrícolas americanos. É uma sinalização de que os chineses podem retomar as compras de produtos agrícolas dos EUA, o que inclui itens como soja e carne suína.

Publicidade