A partir desta sexta-feira (6), 51 planos de saúde de 10 operadoras estão com a comercialização suspensa por causa de reclamações feitas por consumidores no segundo trimestre do ano. A relação completa pode ser consultada aqui. A determinação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar e impede que esses planos recebam novos clientes até que comprovem melhoria do atendimento prestado. Juntos, os 51 planos que ficam com a comercialização suspensa atendem mais de 278 mil beneficiários, que não sofrem qualquer prejuízo na assistência.
A medida integra o Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o desempenho do setor e atua na proteção dos beneficiários com o objetivo de garantir que as empresas cumpram com o que foi contratado, dando efetivo acesso ao rol de procedimentos e atendimentos em saúde previstos. Conforme a ANS, as reclamações que são consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura.
Paralelamente à suspensão, a ANS liberou, também a partir desta sexta (6) a retomada das vendas de 28 planos de saúde de 11 operadoras que haviam sido afetados por medidas similares em monitoramentos anteriores.