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O volume de vendas do comércio varejista no país registrou uma alta de 1,1% em fevereiro deste ano, após crescimento de 2,1% em janeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com fevereiro de 2021 a alta foi de 1,3%. No acumulado no ano, o varejo teve queda de -0,1%. Já no acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 1,3% até janeiro para 1,7% em fevereiro, o setor mostrou aumento de intensidade de crescimento, segundo o IBGE.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 2,0% em relação a janeiro (0,2%). Com isso, a média móvel do trimestre encerrado em fevereiro avançou 0,7%, quando em comparação a média móvel no trimestre fechado em janeiro (0,3%).
Segundo o levantamento, seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas positivas em fevereiro: livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).
Houve queda em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (5,6%) e o setor de equipamentos e material para escritório informática e comunicação ficou estável (0,0%). As vendas cresceram em 26 estados, com destaque para Amapá (8,0%), Rondônia (8,0%) e Acre (5,9%). Somente Tocantins teve resultado negativo em fevereiro (-3,7%).