As vendas nos shopping centers do país subiram 7,2% no terceiro trimestre de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018. No acumulado do ano até setembro, as vendas aumentaram 8% contra os mesmos meses do ano anterior. Os dados são de pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
O crescimento de vendas ficou acima do esperado pela entidade, que havia estimado uma alta de 7% para o setor em 2019. Na avaliação da entidade, o bom desempenho está relacionado à expansão do volume de crédito e à redução da inflação, fatores que contribuíram para aumentar o poder de compra das famílias. A redução do desemprego, ainda que pequena, também contribuiu, acredita a Abrasce. Apesar dos números positivos, a associação preferiu adotar uma postura cautelosa e não elevar as projeções para o restante do ano, uma vez que o ritmo de recuperação da economia brasileira ainda é lento.
Ainda na avaliação sobre o resultado, a associação lembrou que o mês de setembro contou com um incentivo extra para as vendas com a Semana do Brasil (que gerou vendas 16,8% maiores do que no mesmo período do ano passado) e ainda de um reforço global, com a inauguração de sete shopping centers neste ano, que agregaram 151 mil metros quadrados de área de lojas ao mercado brasileiro.