Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Shopping centers

BRMalls avança em Curitiba

Crystal: BRMalls ampliou participação no shopping de 40% para 70% | Valterci Santos/ Gazeta do Povo
Crystal: BRMalls ampliou participação no shopping de 40% para 70% (Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo)
Veja quais são os grupos que controlam os principais shoppings de Curitiba |

1 de 1

Veja quais são os grupos que controlam os principais shoppings de Curitiba

Apontado como estrela do setor de shopping centers no país, o grupo BRMalls deu na última semana mais um passo para se consolidar como principal empresa da área em Curitiba. Na terça-feira, a BRMalls ampliou de 40% para 70% a sua participação no Shopping Crystal. Desde 2007, o grupo também é dono de 100% do Shopping Estação e de 35% do Shopping Curitiba. O avanço da BRMalls na capital mostra uma alteração no comando dos principais centros comerciais, cada vez mais sob assédio de grandes grupos. Em Curitiba, o ParkShoppingBarigüi, inaugurado em 2003, também é controlado por uma megaempresa do setor, a Multiplan, dona de mais de 13 shoppings no Brasil.

O valor da aquisição do Crystal, de R$ 43 milhões, será pago em três parcelas iguais. A primeira foi quitada no dia 3, e as outras duas vencem em 12 e 24 meses, ambas corrigidas pela variação do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M). A compra da fração inicial, de 40%, foi concluída em setembro passado, por R$ 60 milhões. Em alta, as ações da BRMalls valorizaram 44% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nos últimos 12 meses. A expectativa do mercado é que o Crystal receba investimentos e passe por uma reestruturação para enfrentar a concorrência que surge na região.

A Soifer Participações, que controla o Shopping Mueller, deve lançar neste ou no próximo ano o Pátio Batel, novo shop­­ping do grupo. Após problemas com a vizinhança, a empresa não fala sobre o empreendimento, localizado no coração do Batel, entre a Avenida do Batel e a Rua Desembargador Costa de Carvalho. Hoje, o local está em obras e cercado por tapumes. No site www.shoppingpatiobatel.com.br lê-se apenas: "Aguarde... Vem aí um novo espaço em Curitiba, com tudo aquilo que você já viu e com aquilo que nem imagina."

Assim como o Palladium, do Grupo Tacla, que permanece sob controle paranaense, o Shopping Mueller aposta na tradição para manter a clientela. "Fomos o primeiro grupo a abrir um shopping em Curitiba e desde então nossa estratégia é fazer com que os nossos clientes e consumidores fiquem satisfeitos com o mix, com os serviços e os diferenciais que temos. E isso significa inovar e surpreender sempre no dia a dia, e não apenas das datas tradicionais do calendário comercial", diz Simone Soifer, diretora comercial do Mueller e filha de Salomão Soifer, fundador do shopping. Sobre as vantagens de escala e o poder de barganha dos grandes grupos, ela não demonstra preocupação. "Cada empreendedor tem sua forma de administrar um negócio e isso independe de ele ter por trás um grupo ou uma família. O que vale é cliente e consumidor satisfeitos."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.