São Paulo (Folhapress) As reclamações de consumidores e ações de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações sobre a qualidade do serviço de telefonia celular já levou à instalação de 33 processos administrativos contra a Oi e 12 contra a Brasil Telecom GSM. A Oi está no mercado de telefonia celular desde junho de 2002 e a BrT GSM há um ano. Desde março, a agência intensifica as ações para melhorar a qualidade do serviço devido, ao forte aumento do número de celulares no país. A pedido da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, o gerente de Comunicações Pessoais da Anatel, Bruno de Carvalho Ramos, fez ontem um balanço das ações junto às duas empresas. A agência identificou, em 42 ações de fiscalização na BrT, dificuldades para o usuário na escolha da prestadora de longa distância, problemas de cobrança, falhas na rede, venda casada, falta de informações sobre planos de serviço e atendimento ao usuário. O presidente da BrT, Ricardo Sacramento, atribuiu a maior parte das falhas ao fato de tratar-se de uma operadora com planos de serviços diferentes dos do mercado, o que levou os usuários a ligarem muito para as centrais de atendimento.
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