Susana Marcondes: crescimento com capital próprio| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Em produção

A Bula Verdde conta com mais de 100 produtos no portifólio de cosméticos e uma equipe de 40 funcionários. Para 2014, a empresa pretende repetir o crescimento de 15% alcançado no último ano tendo os cosméticos como foco do negócio.

CARREGANDO :)

Há um ano, a rede de farmácias curitibana Bula Verdde vem testando a venda de sua linha de cosméticos em um quiosque no Shopping Plaza Macaé, no Rio de Janeiro. Esse é o primeiro passo da empresa, que surgiu como uma farmácia de manipulação e com o tempo investiu em produtos com sua marca, para buscar um novo modelo de negócios, que pode incluir franquias no futuro.

"Esta é nossa primeira experiência apenas com a linha de cosméticos, sem a manipulação, e a aceitação tem sido muito boa, ainda mais em um local onde a marca era pouco conhecida", avalia a fundadora e proprietária da Bula Verdde Susana Marcondes. Além de buscar um novo modelo de vendas, a empresa está levando a marca a nichos de mercado, como ocorre com a linha Safe Runners – direcionada principalmente aos corredores –, uma de suas principais apostas.

Publicidade

A Bula Verdde é uma empresa familiar que nasceu em 1993 com a farmácia de manipulação localizada no Centro de Curitiba. Nos primeiros dez anos, foram abertas mais quatro lojas na cidade. Em 2004, a empresa decidiu expandir o negócio e investiu na implantação da indústria para a fabricação de cosméticos com a marca Bula Verdde, que está há dez anos no mercado.

Marca própria

A primeira linha desenvolvida pela empresa, destinada aos cuidados das mãos, pés e unhas, nasceu de uma demanda percebida nas farmácias da rede e é, até hoje, o carro-chefe da marca. Depois vieram os produtos para tratamento do cabelo, corpo e rosto, seguidos pela linha direcionada ao conforto e melhoria da performance de atletas de esportes outdoor, como corrida e triathlon. "Meu marido é maratonista, o que fez com que percebêssemos a falta de produtos específicos para o tratamento de bolhas e assaduras dos atletas", conta Susana.

A última linha a entrar no mercado foi a home, de aromatizadores de ambientes. Os produtos tiveram uma aceitação tão boa que, hoje, a empresa tem o Bula Verdde Gift, voltado à comercialização de lembranças para festas e eventos.

Estratégia

Publicidade

E-commerece também apoia expansão da empresa

Com o objetivo de expandir a comercialização da linha de cosméticos e ampliar ainda mais o contato com os clientes, o mais recente investimento realizado pela Bula Verdde foi direcionado à criação do e-commerce da marca. "Recebíamos muitas solicitações referentes à disponibilidade dos nossos produtos de pessoas que passavam por Curitiba ou até mesmo de clientes que se mudavam para outros estados. Isso nos incentivou a partir para o comércio online", conta Susana Marcondes, proprietária da empresa.

Colocar a plataforma em funcionamento exigiu um ano de planejamento – realizado pela filha de Susana, Alice, que é administradora – e um investimento de R$ 50 mil no negócio, no ar há um mês. O retorno, por sua vez, já é positivo. Susana diz que a taxa de conversão da página – porcentagem de pessoas que efetivamente compram o produto que pesquisam pela internet – é de 1,5%, contra 1% da média de mercado. "Este número parece pequeno, mas é bastante representativo", avalia.

Outra estratégia utilizada pela empresa para atingir o público-alvo dos seus produtos é a participação em feiras e eventos dos ramos da podologia e do esporte. No final de julho, por exemplo, a Bula Verdde esteve presente na Rio Run Market, feira de produtos da Maratona do Rio de Janeiro. Em três dias de feira, a empresa comercializou mais de 500 produtos, além de distribuir amostras para os atletas. "Vinte e quatro mil atletas participaram do evento, possibilitando que tivéssemos uma divulgação muito produtiva, convertida em compras pelo site", conta Susana.