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O enorme sanduíche que hoje estampa um tapume no andar de alimentação do Shopping Mueller, em Curitiba, vai deixar de ser apenas uma figura ilustrativa. A rede de fast-food americana Burger King, concorrente direto do Mc Donald’s, inaugura nesta sexta-feira sua primeira loja no Paraná. A estréia é a primeira de 14 que devem ocorrer no estado nos próximos cinco anos. A segunda está prevista ainda para este ano, no Shopping Curitiba.

"O Brasil foi o país que teve o maior crescimento da história do Burger King. Em dois anos, inauguramos 17 lojas e devemos fechar este ano com 25 restaurantes", afirma o presidente da rede na América Latina e Caribe, Julio Ramirez. Enquanto o concorrente Mc Donald’s está no Brasil desde 1979, o Burger King fincou bandeira em terras brasileiras somente em 2004. A praça brasileira foi a 26.ª explorada na América Latina e 64.ª no mundo. "Um estudo feito há três anos mostrou que o Brasil era o país em que nós ainda não atuávamos onde havia maior potencial de demanda de fast-food. Não viemos antes porque havia necessidade de uma estrutura maior de treinamento do que em outros países, por causa da dificuldade em relação à língua", justifica Ramirez.

A entrada recente no mercado não está atrapalhando os negócios, avisa o presidente regional. "O importante é que estamos nos unindo a parceiros fortes", acentua. O grupo norte-americano já tem lojas em São Paulo, Santos, Salvador, Belo Horizonte e Brasília e até o fim do ano inaugura franquias em Porto Alegre, Recife, Natal, Campinas e Goiânia.

O Burger King funciona em um sistema de franquia que prevê parcerias com um grupo que passa a atender determinada região ou estado. No Paraná, o consórcio responsável pela condução da marca será a Good Food Comércio de Alimentos, que tem como sócio o empresário da construção civil Ricardo Lafetá Horta, de Goiânia. "Passamos a nos interessar pela franquia depois que construímos a loja da rede em Brasília", explica. Segundo Horta, a empresa deve gastar R$ 15 milhões com a abertura das 14 lojas previstas para o Paraná. "Vamos iniciar com os shoppings e dentro de dois ou três anos devemos partir para as lojas de rua e cidades pólo do interior do estado", prevê.

Segundo os executivos da rede, o sanduíche de hambúrguer grelhado vem caindo no gosto do brasileiro. Em dois anos, a rede vendeu mais de 3,5 milhões de sanduíches whopper, que tem como ingrediente principal um hambúrguer de carne bovina, grelhado como churrasco, que pesa 113 gramas – considerado o carro-chefe da marca. "Outro diferencial que procuramos explorar é o fato de o cliente poder montar sua refeição da maneira como preferir. Ele escolhe que ingredientes quer tirar e quais quer a mais no sanduíche", informa o gerente de marketing do grupo no Brasil, Afonso Braga. Na loja de Curitiba, um trio de refrigerante médio, batatas-fritas médias e whopper vai custar R$ 11 – só o sanduíche custa R$ 7,50. Na bandeja, o copo de refrigerante vem vazio: o cliente tem a liberdade de se servir, com o sabor que preferir, quantas vezes quiser.

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