O número de consumidores que procuraram crédito no mês de agosto foi 3,1% maior do que o registrado em julho, informou nesta terça-feira (11) a Serasa Experian. Foi a segunda alta mensal consecutiva do Indicador da Demanda do Consumidor por Crédito. Em julho, havia sido verificada elevação de 8% na comparação com junho.
Apesar da alta na margem, o indicador segue abaixo dos níveis registrados no ano passado. A procura por crédito em agosto ficou 2,7% abaixo da quantidade vista no mesmo mês de 2011. Já o acumulado nos oito primeiros meses do ano está 5,6% abaixo do verificado no mesmo período de 2011.
De acordo com a Serasa Experian, o consumidor demonstra maior disposição em buscar crédito no segundo semestre por causa de taxas de juros mais baixas e pela queda da inadimplência, o que abre oportunidades a quem estava com dívidas em atraso.
Em agosto, houve aumento na demanda por crédito em todas as faixas de renda. Destaque para a população de baixa renda, cujas altas foram de 4,5% na comparação com julho, de 2,4% sobre agosto de 2011 e 3,1% no acumulado do ano ante o mesmo período de 2011. Na análise por regiões do País, o Nordeste foi onde houve a alta mais expressiva em agosto, de 5,2% ante julho.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast