Marcas estão por toda a parte. Dos primeiros aos últimos momentos do dia, estamos em contato direto com esses símbolos de consumo. Muitos deles, de tão conhecidos ou presentes no cotidiano, acabam se tornando usuais, mas ao serem observados com mais atenção acabam gerando dúvidas sobre seus reais significados. Alguns deles por exemplo, não possuem nenhuma relação aparente com o produto ou serviço ofertado. Outros têm histórias de família por trás de sua origem e vários mesclam iniciais ou nomes de seus criadores ou membros da família.
Pensando nisso, a Gazeta do Povo selecionou alguns nomes de marcas que costumam gerar curiosidade a respeito de suas origens, contando a história de sua criação. Confira:
Adidas
A marca de roupas esportivas Adidas foi fundada em 1920, e teve as atividades iniciadas com tem esse nome por conta de seu fundador, Adolf Dassler. Adidas mistura o apelido do empresário (Adi) e as três primeiras letras de seu sobrenome (Das).
Apple
As explicações para o nome da Apple, que é uma das maiores marcas de tecnologia do mundo, são muitas.
Na biografia de Steve Jobs, o empresário disse ao autor, Walter Isaacson, que ele estava em “uma das minhas dietas frutíferas” e acabava de voltar de uma fazenda de maçãs, e pensou que o nome “Apple” (“maçã”, em inglês, soava “divertido, animado e não intimidante”.
Já no livro “iWoz: Computer Geek para Cult Icon”, o co-fundador da Apple Steve Wozniak explica desta forma:
“Foi um par de semanas depois, quando surgiu um nome para a parceria. Lembro-me que estava levando Steve Jobs de volta do aeroporto ao longo da estrada 85. Steve estava voltando de uma visita a Oregon para um lugar que ele chamou de “pomar de maçã”. Na verdade, era algum tipo de comuna. Steve sugeriu um nome - Apple Computer. O primeiro comentário da minha boca foi: “E sobre a Apple Records?” Esta era (e ainda é) a gravadora dos Beatles. Ambos tentávamos inventar nomes técnico-sonoros que eram melhores, mas não conseguimos pensar em nenhum bom. “Apple” era muito melhor, melhor do que qualquer outro nome que pudéssemos pensar”. E, afinal, as preocupações de Wozniak se mostraram justificadas. A Apple Computer, Inc. foi processada pela Apple Records por violações de marcas registradas em 1989.
Gatorade
A bebida isotônica foi criada em 1965, especificamente para melhorar o desempenho de atletas da Universidade de Flórida.Uma equipe de médicos do local desenvolveu a bebida esportiva para os jogadores de futebol Florida Gators, que estavam tendo dificuldades de jogar no calor. O nome, então, é a junção de Gators com o sufixo “ade”.
Guaraná Jesus
Ele é cor-de-rosa, é de guaraná e é do Maranhão. Porém, ao contrário do que se pode imaginar, o icônico refrigerante Guaraná Jesus, criado em 1927, em São Luís, não foi nomeado por conta do filho de Deus.
A marca, que hoje pertence à Coca-Cola, na realidade diz respeito a seu criador, o farmacêutico Jesus Norberto Gomes.
GAP
O nome da marca americana de roupas significa “vão” ou “lacuna”, em tradução livre. Mas há uma explicação mais detalhada a respeito de sua origem: seus fundadores criaram a Gap em referência à expressão “the generation gap” (a lacuna entre as gerações”), referindo-se à brecha entre as gerações de adultos e crianças da época.
Nike
Uma das principais marcas de produtos esportivos e vestuário do mundo, a Nike teve o nome emprestado de uma deusa grega. Na mitologia da Grécia, “Niké” é a deusa da vitória.
C&A
Já se perguntou sobre o significado do nome da C&A, uma das maiores lojas de roupas do mundo? A sigla da marca foi formada de maneira bem tradicional: é a junção das letras iniciais dos nomes seus fundadores, os irmãos holandeses Clemens e August, que iniciaram a loja em 1841.
O Boticário
A empresa curitibana O Boticário começou em 1977 como uma farmácia de manipulação. E é justamente desse negócio de origem - uma botica - que surgiu o nome do empreendimento, que hoje faz parte do grupo Boticário, que integra quatro marcas do segmento de beleza.
Latam
O nome da companhia aérea Latam advém da junção da empresas LAN e TAM. A sigla LAN significa “Linea Aerea Nacional de Chile” (linha aérea nacional do Chile, em tradução livre), e teve marca fundada em 1929. Já a sigla da brasileira TAM, que foi criada por dez pilotos de voos fretados do interior de São Paulo, em 1961, significa “Táxi Aéreo Marília”.
Marisa
Desde criança, o empresário Bernardo Goldfarb, falecido no início dos anos 1990, sonhava em ter seu próprio negócio. Em 1948, surgiu a oportunidade de adquirir uma loja de bolsas na região central de São Paulo, a “Marisa”, que nas décadas seguintes cresceu para se tornar uma das maiores redes de lojas do Brasil. O nome fantasia foi a única herança que restou do antigo dono, que homenageou a esposa francesa ao batizar o comércio, aportuguesando o “Marie Louise” original para “Marisa”.
Itaú
A marca do Itaú Unibanco possui um significado curioso: de acordo com a empresa, a palavra Itaú significa “pedra preta”, na língua tupi-guarani. A primeira logo do grupo,inclusive, possuía a cor preta em destaque.
Bradesco
O Banco Bradesco foi fundado por Amador Aguiar, em 1943, sob o nome de “Banco Brasileiro de Descontos S.A.”. E, em 1988, depois de uma série de mudanças estruturais, a empresa acabou unindo as palavras “brasileiro” e “descontos” e mudando a denominação para a atual.
Colaborou: Cecília Tümler