O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou nesta quarta-feira (11) a compra das marcas de preservativos Jontex, Olla, Lovetex e Microtex pela Hypermarcas. As aquisições marcam a entrada do grupo no segmento. A Jontex pertencia à Johnson & Johnson e as demais marcas eram da Indústria Nacional de Artefatos de Látex (Inal). Ambas as compras, anunciadas em 2009, foram aprovadas sem restrições pelo órgão antitruste.
Segundo o relator do caso no Cade, Alessandro Octaviani, não haverá efeitos anticompetitivos no setor público e no mercado privado, já que existem marcas capazes de fazer frente às adquiridas pela Hypermarcas. "A evolução das participações de mercado das empresas atuantes nesse setor demonstra que existem marcas com capacidade de rivalizar efetivamente com as marcas das requerentes", afirmou.
Ele observou ainda que as compras governamentais, feitas para subsidiar programas de combate a doenças sexualmente transmissíveis, são feitas em sua maioria de empresas estrangeiras, sendo apenas a INAL fornecedora do mercado público.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast