A Caixa Econômica Federal informou nesta sexta-feira que fechou acordo de 4,7 bilhões de reais para a compra de carteiras de crédito de quatro instituições financeiras.
"Para a compra dessas carteiras serão utilizados recursos originados do depósito compulsório (cerca de 2,7 bilhões de reais) e o restante das receitas de aumento de captação da Caixa este ano", informou o banco federal em nota.
O banco vai desembolsar, de imediato, 1,1 bilhão de reais e os 3,6 bilhões de reais restantes num período de 24 meses, por meio de acordos operacionais. Foram negociadas quatro carteiras de crédito na área de consignado e de middle market.
A Caixa informou ainda que está negociando a compra de carteiras de mais oito instituições financeiras.
Em nota, o vice-presidente de Finanças da Caixa, Márcio Percival, afirmou que o acordo vai permitir uma melhora das condições de reestruturação de capital e liquidez para os bancos, além de agregar valor aos ativos da instituição.
"Vamos ampliar nossa participação nesses segmentos, na medida em que são operações de alta qualidade e que ampliarão o nosso market share", disse Percival na nota.