A Caixa Econômica Federal lança nesta quinta-feira o primeiro fundo de investimento do banco atrelado ao ouro. Destinado a pessoas físicas e empresas, o fundo tem o objetivo de buscar retorno aos seus participantes conforme a variação dos preços do ouro na Bolsa de Londres, acompanhando o índice Gold London PM Fixing, que obteve entre 2011 e 2012 rentabilidade acumulada de 17,93%, segundo divulgou o banco. Investimentos em ouro são muito demandados pelos investidores em tempos de crise, por serem considerados mais seguros.
O investimento mínimo no fundo é de R$ 5 mil, com taxa de administração de 1,5% ao ano e sem cobrança de taxa de performance. Para aplicar no fundo ou fazer movimentações, os investidores podem recorrer às agências ou o serviço de internet banking.
"É um fundo com liquidez, que admite aplicações e resgates diários, e que se apresenta como alternativa para os investidores que desejam direcionar parte de suas aplicações para uma modalidade que visa à preservação do patrimônio, principalmente em momentos mais adversos do mercado", afirmou o vice-presidente de Gestão de Ativos de Terceiros da Caixa, Marcos Vasconcelos.
Diferente de outros fundos atrelados ao valor do ouro, a Caixa afirma que esse fundo não terá prazo de encerramento pré-estabelecido, e terá liquidez diária, permitindo movimentação pelos participantes.