A Caixa Econômica Federal irá promover, entre quinta-feira e sábado desta semana, um feirão com linhas de financiamento para compra de veículos novos e usados com taxa de juros a partir de 0,93% e carência de 90 dias para início do pagamento.
O Salão Auto Caixa, como é chamada a ação, irá colocar três mil gerentes de plantão em cerca de 1.100 concessionárias em todo o país. O banco estima que sejam financiados R$ 300 milhões durante o período do feirão. A primeira edição do feirão, em abril deste ano, financiou R$ 228,6 milhões. A lista de concessionárias participantes do Salão Auto Caixa está disponível no site www.salaoautocaixa.com.br.
Desaceleração
O feirão do banco estatal é mais uma medida para tentar reaquecer o mercado automotivo no país, que sofre forte retração no ano de 2014. A produção no setor recuou 17,4% na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2013.
A queda nas vendas e exportações fez com que interrupções temporárias de contratos de empregados e paradas nas linhas de montagem automotiva virassem rotina em 2014.
Na última semana duas montadoras anunciaram medidas para ajustar sua produção à demanda do mercado. Na segunda-feira, a Volkswagen anunciou o início de um período de férias coletivas de dez dias para funcionários da fábrica da montadora em Taubaté (a 149 km de São Paulo). Um dia depois, foi a vez da General Motors do Brasil suspender temporariamente o contrato de trabalho de 930 funcionários da fábrica da montadora em São José dos Campos (a 97 km da capital paulista).