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Habitação

Caixa relança Poupançudos para estimular poupança e direcionar recurso à casa própria

Poupançudos
Primeiros poupançudos foram lançados pela Caixa em 2006 (Foto: Divulgação/Caixa Econômica Federal)

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A Caixa Econômica Federal anunciou o relançamento dos "Poupançudos", mascotes criados em 2006 para estimular a abertura de cadernetas de poupança, especialmente entre crianças e adolescentes.

A medida faz parte da estratégia para estimular o direcionamento de recursos para a caderneta de poupança, um dos principais instrumentos para a captação de recursos para o financiamento imobiliário. A instituição enfrenta problemas com o funding para a destinação de recursos à habitação.

Uma das medidas que ela adotou para limitar esse problema foi o estabelecimento, em outubro, de novas restrições para o direcionamento de recursos para a casa própria.

O limitará o financiamento para aquisição de imóveis ou construção individual. O valor de avaliação ou de compra e venda será de no máximo R$ 1,5 milhão e a cota máxima de financiamento admitida será de entre 50% e 70% do valor do imóvel, a depender do sistema de amortização. As regras valem para clientes que ainda não possuem financiamento habitacional ativo com a Caixa.

Caderneta é tradicional, mas pouco rentável

A caderneta de poupança é uma das mais tradicionais aplicações financeiras no país; contudo, oferece baixo retorno financeiro aos investidores. O rendimento dela é de 6,17% ao ano, enquanto títulos do Tesouro Direto oferecem rendimentos que podem ser o dobro.

Um exemplo são aplicações como títulos prefixados, que pagam cerca de 13% ao ano, e os Tesouro IPCA que pagam a inflação (nos 12 meses encerrados em outubro foi de 4,76%) mais juros próximos a 7% ao ano. Levantamento feito pela Quantum Finance aponta que, nos últimos dez anos, as taxas do Tesouro IPCA+ 2029 nunca ultrapassaram os 7%.

Segundo Andressa Bergamo, sócia da AVG Capital, as preocupações com o cenário fiscal, o aumento nos preços e possíveis novos ajustes na política monetária estão levando à alta nas taxas exigidas pelos investidores.

Ela aponta que o investidor precisa ter cuidado ao colocar estes papéis em seu mix de aplicações. O vencimento é um aspecto a ser analisado.

"Títulos de vencimento mais longo, embora ofereçam prêmios maiores, são mais sensíveis às variações de taxa de juros, o que pode gerar volatilidade de preço. Assim, se o investidor tem um horizonte de longo prazo e pode tolerar essa volatilidade, os títulos com prazos mais estendidos podem ser interessantes pela possibilidade de uma rentabilidade real mais elevada. Já os títulos de vencimento mais curto são menos sensíveis a essa volatilidade, sendo opções mais conservadoras", complementa.

Caixa também quer estimular a educação financeira

Além de promover os depósitos em poupança, o banco pretende usar os “Poupançudos” como ferramenta de educação financeira para o público jovem. De acordo com a Caixa, a ideia é ensinar conceitos básicos de finanças desde cedo, abordando temas como a importância de poupar, planejamento financeiro e os primeiros passos para um futuro financeiro mais seguro.

A Caixa também espera que a campanha estimule a reaproximação do público com o produto poupança, que, embora ainda seja a maior fonte de financiamento para o crédito imobiliário do banco, perdeu força nos últimos anos diante de alternativas de investimento mais rentáveis.

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